Trabalho de metodologia científica


 2021.2

Alunos: Maria Eduarda Campos  

Maria Luiza Campos

Matheus Januth

Matheus Oliveira 

Maria Eulália Miguel

Nikoly de Oliveira

Titulo: Desafios da enfermagem para um melhor atendimento de crianças com TDAH em Imperatriz

Temática: Crianças com TDAH

Problemática: Quais os desafios da enfermagem para um melhor atendimento de crianças com TDAH em Imperatriz ?

Área do conhecimento: Saúde da criança 

Linha de Pesquisa: TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Hipótese: O atendimento de crianças com TDAH necessita de profissionais devidamente capacitados;

Amostragem: Serão avaliados profissionais de enfermagem que trabalham no Hospital  Infantil;

Instrumento de pesquisa: Roda de conversa com base no questionário com os profissionais de enfermagem do Hospital Infantil de Imperatriz. 

Justificativa: O TDAH (transtorno de déficit de atenção com interatividade) é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida .Sabe-se que as crianças portadoras de TDAH têm dificuldades em prestar atenção, em se manter inerte, entre outras dificuldades. E o profissional de enfermagem estar presente no atendimento a todos os pacientes de maneira igualitária.                                                               Nesse contexto se justifica que é de suma importância a excelência no atendimento prestado as crianças com TDAH, buscando assim sanar quaisquer dificuldades que forem apresentadas. 

Objetivos Geral: Almeja se conhecer quais os desafios encontrados pela equipe de enfermagem no atendimento a criança com TDAH.

Objetivos Específicos:

1) Averiguar o nível de conhecimento sobre TDAH dos profissionais de enfermagem;

2) Verificar as experiências dos profissionais com à temática;

3) Definir quais as principais dificuldades;

Métodos: Discursão em grupo;

Pesquisa de Campo

Metodologia:

Para realizar esse projeto será feito uma pesquisa que campo com a finalidade de descobrir quais os principais desafios enfrentados pela a equipe de enfermagem no atendimento as crianças com TDAH de Imperatriz e região. Portanto será feito uma discursão em grupo, orientado pelo um questionário a esses profissionais de enfermagem do Hospital Materno Infantil, sobre o atendimento prestado as crianças com TDAH.  

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), trata-se de um transtorno neurológico, onde os primeiros sintomas aparecem logo na infância, afeta cerca de 5% de crianças e adolescente no Brasil. O enfermeiro como membro da equipe multidisciplinar, é essencial para uma assistência de qualidade, no entanto o mesmo pode apresentar dificuldade para obter o seu plano de cuidado, visto que as crianças com TDAH podem apresentar comportamentos que dificultam a assistência. Desta forma, esse trabalho busca conhecer os principais desafios que a enfermagem pode encontrar no decorrer de sua assistência à criança com TDAH, a partir de uma pesquisa de campo com os profissionais de enfermagem que trabalham no Hospital Infantil em Imperatriz-MA, com o intuito de melhorar a qualidade do serviço prestado pela enfermagem para as crianças com TDAH.

Fichamentos:

Enfermeiros e profissionais de enfermagem desempenham um papel-chave na gestão de cuidados ás crianças com TDAH. O enfermeiro como membro da equipe multidisciplinar, frente a essa criança pode solucionar problemas para atender suas necessidades de assistência à saúde, o que envolve avaliação, coleta de dados, diagnóstico, planejamento, implementação e investigação, com as modificações subsequentes sendo utilizadas como mecanismos de feedback que promovam a resolução dos diagnósticos de enfermagem diante do problema TDAH. Este artigo tem como objetivo relatar a importância do enfermeiro para o tratamento de portadores de TDAH na infância. Para isso, foi realizado um estudo de caso, foi realizado durante o mês de maio de 2017, durante o estágio de enfermagem num Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I), situado na cidade de Fortaleza-CE. O caso em estudo refere-se de uma criança de cinco anos de idade, acompanhado pela mãe que buscou atendimento no centro, para iniciar acompanhamento no CAPS I para o filho. Verificou-se que as intervenções de enfermagem tende a contribuir para minimizar complicações do paciente. Com isso conclui-se que a aplicação do processo de enfermagem pelo enfermeiro é de suma importância para a obtenção dos resultados e manutenção do bem-estar físico e psicológico dos pacientes.

SOUSA Cicera Brena Calixto et al.. Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade: atuação da enfermagem. Anais III JOIN / Edição Brasil. Campina Grande: Realize Editora, 2017.

 

- O TDAH é um transtorno neurológico que se expressa nos seguinte sintomas: dificuldades atencionais, hiperatividade e Impulsividade. Em crianças os sintomas se expressam de forma mais evidente no âmbito escolar, familiar, social e pessoal. Afeta principalmente a percepção que a pessoa tem de si e consequentemente autoestima. Cerca de 7% das crianças, no âmbito escolar, tem TDAH. Para se estudar esse transtorno deve se considerar: critérios de diagnóstico empregado, fontes de informação e buscar o real impacto dos sintomas no dia a dia. Cerca de 10 a 20% dos indivíduos não manifestam o transtorno com repercussão ao longo da vida, para o restante a interferência pode acontecer de maneira mínima e a até quadros mais complexos com outros transtornos associados, sendo extremamente prejudicial na vida do indivíduo. O MTA - “estudo de tratamento multimodal de crianças com TDAH”,  recomendam a seguintes orientações: Tratamento farmacológico combinado a outras medidas, definidas em função das necessidades particulares de cada caso. MTA Avaliou os principais tratamentos para o TDAH em crianças de 7 a 10 anos, todos diagnosticados, durante 16 anos. Chegaram à conclusão: realizar com eficiência o tratamento, a princípio, não é suficiente, o tratamento deve ser individualizado e avançar conforme as necessidades do paciente. Um tratamento correto deve se ajustar as dificuldades, riscos e oportunidades de cada paciente ao longo da vida.

 QUINTERO, Javier; MIRANDA, Aline de. Manejando da melhor forma possível o TDAH. Barcelona, 2009. Editorial MASSON ELSELVIER. 3ª Edición.

 

- É muito comum o termo ‘’ criança hiperativa’’, que não conseguem ficar paradas ou concentradas. Comumente apresentam dificuldade de aprendizado. Existem muitos adultos, também, considerados ‘’enrolados’’ ou irresponsáveis. Esses comportamentos são característicos de pessoas não diagnosticadas com TDAH. Esse transtorno é caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade. Ao longo do livro observa-se  que o transtorno aparece de diversas formas nos acometidos, além de características, peculiaridades, entre outras coisas. O objetivo principal do livro é auxílio às respostas das indagações de pessoas que conhecem alguém com o transtorno, que deseja ajustar-se para maior conforto desse ou para curiosos que procuram por uma forma mais simples, mas científica, de compreender sobre o assunto.

 SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes inquietas. TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. / Edição Brasi. Editora Principium, 2014.


A presente revisão bibliográfica aborda a seguinte análise, tento como intuito de fazer uma breve definição da Síndrome do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, ou seja, TDAH, demonstrando ao longo da história suas definições e pesquisas realizadas sobre o assunto citado. De igual forma, mostrar que ser hiperativo, não quer dizer que é um aluno no qual, não consegue aprender os conteúdos pragmáticos, e sim demonstra aptidões a outras áreas de conhecimento, mas nada que seja entediante e repetitivo, não problematiza-los como alguém que não recebeu as devidas educações, somente porque não tem hábito de ficar parado. Num segundo lance perceber-se que os três sintomas do TDAH estão relacionados com as alterações da atenção rotulado como memória curta e desorganizado, conhecido também de desatento, a impulsividade é ato de agir sem pensar como também da velocidade da atividade física e mental aqui entra a criança que faz tudo com pressa, por sua vez entrega seus trabalhos todos de qualquer jeito, denominado de hiperativo, indagamos como crianças e adultos sofrem com os sintomas de TDAH, muitas vezes calados e excluídos por todos que estão ao seu redor. Antes de tudo, perceber se a criança apresenta entre seis a nove sintomas apresentado na pesquisa para em seguida diagnosticá-la.

 CARVALHO, Janete Pereira Santos. GONÇALVES, William José. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade TDAH: uma breve análise em crianças. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 09, Vol. 10, pp. 37- 47 setembro de 2018. ISSN:2448-0959

 

Este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no âmbito escolar. Com estudo realizado a partir da consulta de artigos científicos, livros didáticos, revistas, teses e projetos. Tem como objetivo apontar os problemas de uma das grandes causas do baixo rendimento escolar atual bem como a falta de preparo de muitos profissionais da área da educação em lidar com o transtorno e como a falta de conhecimento sobre este transtorno interfere diretamente no aprendizado da criança e do adolescente. O trabalho em questão aponta que os problemas enfrentados no âmbito escolar por alunos com TDAH vão além de um baixo rendimento, estes alunos muitas vezes enfrentam ambientes de difícil aceitação podendo desenvolver uma baixa autoestima e uma visão negativa de si mesmo, pelo fato do desconhecimento dos profissionais, pais e colegas que os venham a taxar de preguiçosos. Com este estudo foi concluído que o TDAH na área da educação ainda é pouco conhecido e estudado e que os alunos portadores ainda possuem baixo desempenho devido a este desconhecimento e falta de preparo.

 

SOUZA, Welton Rodrigues; MOREIRA, Adailson Silva. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola. Brazilian Journal of Development. Vol.10, p. 13, outubro de 2020. ISSN: 2525-8761

 

O que são paradigmas das ciências?

O paradigma é um modelo ou padrão que serve para orientar o desenvolvimento de algo. Na ciência, é uma teoria originada de uma pesquisa que servirá de modelo para outras pesquisas.

Qual é a influência da abordagem teórica na pesquisa?

A fundamentação teórica ou abordagem teórica é uma das partes mais importantes da pesquisa, pois é a base de sustentação da argumentação, que proporciona significado e credibilidade a pesquisa. Essa abordagem precisa ser realizada de forma precisa e baseada em fontes confiáveis.

Como definir qual será o mais adequado ao estudo?

Para saber qual o tipo mais adequado, o investigador precisa considerar a finalidade e o objetivo do seu trabalho, a abordagem que deseja usar, e os procedimentos escolhidos.


1)Como os conhecimentos existentes e a idealização de melhorias em uma comunidade serão transformadas, por meio de um projeto, em ações concretas para solucionar os problemas apresentados?

R=A partir dos resultados do projeto, o enfermeiro vai entender como tratar crianças com TDAH, tornando assim o processo de cuidado mais eficaz.

2) Que escolhas devem ser realizadas, dentro desse projeto, para que essas soluções aconteçam de fato?

R= O enfermeiro, a partir do projeto entenderam os desafios encontrar para uma melhor assistência da criança com TDAH, podendo assim busca  métodos para que esses desafios sejam ultrapassados.

 3) Quais procedimentos caracterizam esses tipos de escolhas??

R= Que os profissionais de saúde de Imperatriz - MA, em essencial os enfermeiros, possam através de cursos profissionalizantes, palestras e pesquisas entender e compreender os desafios que as crianças com TDAH enfrentam.


Comentários

  1. Prezados alunos, coloque no blog a resposta para as seguintes problemáticas: 1) Como os conhecimentos existentes e a idealização de melhorias em uma comunidade serão transformados, por meio desse projeto, em ações concretas para solucionar os problemas apresentados? 2) Que escolhas devem ser realizadas, dentro desse projeto, para que essas soluções aconteçam de fato? 3) Quais procedimentos caracterizam esses tipos de escolhas?

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  2. Prezados alunos, coloque no blog a resposta para as seguintes problemáticas: 1) Quais são as fontes de pesquisas necessárias para leitura e posterior elaboração da resenha? 2) Como organizar as informações obtidas? 3) elabore e organize as fichas bibliográfica?

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